Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

Segunda, 22 Agosto 2005

Sin City, by Gustavo

Gustavo, amigo e uma das boas mentes pensantes que conheço, me mandou sua opinião sobre Sin City, que ele parece não ter curtido muito. Aqui vai:

About Sin City, é isso o que tenho a dizer (e disse, num blog sobre quadrinhos do Globo On, "Gibizada"):      
 
 

ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE 'SIN CITY'


Meu amigo Gustavo Alves, jornalista, artista plástico e leitor de quadrinhos, me mandou o seguinte texto:

"'Sin City' é uma adaptação perfeita da história em quadrinhos de Frank Miller. O que em si não significa que seja bom: na verdade, evidencia a diferença entre as duas linguagens e mostra que muito texto de história em quadrinhos não funciona quando é falado - como no caso do monólogo do assassino de aluguel no início do filme ou na parte em que Marv (Mickey Rourke) brada que 'os velhos tempos voltaram, baby'. Além do mais, deixou mais exposto o que há de paranóia nerd na revista. Ou existe outra resposta às perguntas abaixo?

a) Por que os piores vilões são todos baseados em figuras infantis deturpadas (o canibal com cara de 'nerd' e o 'Homem Amarelo', citação ao 'Yellow Kid', primeiro personagem de tiras de quadrinhos a ser publicado em jornais, que inspirou, aliás, o termo 'yellow press', usado nos Estados Unidos com o mesmo sentido que 'jornalismo marrom' é usado no Brasil)?

b) Por que todas as mulheres, gostosíssimas - o filme talvez seja a maior reunião de gostosas do cinema - se vestem e se portam como dominatrixes sadomasoquistas? E, ah, sim, com fantasias que novamente remetem a heróis infantis - o Zorro, samurai, etc.

c) Por que dois dos 'heróis' basicamente serem escravizados por duas destas mulheres fantasiadas? Um deles, Marv, aliás, é escravizado pelo CADÁVER de uma destas mulheres - que tem uma irmã gêmea para quem ele transfere esse fetichismo, numa espécie de 'Vertigo' que não ousa dizer o seu nome. Ele chega a se deixar ser torturado pela irmã gêmea...
e ri!

d) Voltando aos nossos vilões-infantis: um deles é desmembrado e morre devorado... por um lobo. ALÔ, BRUNO BETTELHEIM! O outro torna-se um fantasmagórico arremedo da figura infantil do 'Garoto Amarelo' depois de castrado.

Eu, heim."

Dica do Télio: Em 'A Psicanálise dos Contos de Fadas', Bruno Bettelheim faz uma radiografia das mais famosas histórias para crianças, arrancando-lhes o seu verdadeiro significado. O livro mostra as razões, as motivações psicológicas, os significados emocionais, a função de divertimento, a linguagem simbólica do inconsciente que estão subjacentes nos contos infantis.

22:35 Escrito por fiume em Filme | Permalink | Comentários (0) | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

The comments are closed.