Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

Terça, 27 Dezembro 2005

A lista da Bravo!

A revista Bravo!, da Editora Abril, lançou número comemorativo de sua 100ª edição. Traz listas das 100 melhores produções em cada uma das áreas abordadas no período, isto é, desde outubro de 1997. Cidade de Deus encabeça a de filmes. É uma lista coerente, mas tem coisas, claro, duvidosas. Fale com Ela, por exemplo, está à frente de Tudo Sobre Minhã Mãe — 3º ante 22º. Ambos são de Pedro Almodóvar e ambos são magníficos. Mas a ordem parece invertida.

 

Adaptação é o 100º. Se for para citar Charlie Kaufman (no caso dele vale mais o roteirista do que o diretor), melhor seria Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, que não aparece no ranking. Adaptação é bacana, mas no final vira um trilher policial bem safado. Ou seja, cede completamente ao "cinemão".

 

Cinemão mesmo, daquele lá de Roliúde e com muitos efeitos especiais, aparecem Kill Bill (volumes 1 e 2, claro, pois se trata de um único filme), de Quentin Tarantino, em 14º e Sin City, de Frank Miller e Robert Rodriguez, em 95º. Sobre Kill Bill, eu não sei não. Acho o filme uma bobagem. São apenas lutas coreografadas misturadas a faroeste e quadrinhos. Já Sin City vale mesmo estar lá.

 

Gostei da inclusão de Tempestade de Gelo (55º), um filme tão bonito quanto pouco comentado. É do Ang Lee.

 

Há poucas comédias. Entre elas As Confissões de Schmidt (56º), que é engraçadinho, mas daí a figurar em qualquer lista...

 

Outras estranhezas: E Aí, Meu Irmão. Cadê Você?, dos irmãos Cohen, em 23º; O Show de Truman, de Peter Weir, em 72º; Amarelo Manga, do brasileiro Cláudio Assis, em 90º (que é um filme bem exagerado).

23:55 Escrito por fiume em Filme | Permalink | Comentários (1) | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Comentários

"Adaptação é bacana, mas no final vira um trilher policial bem safado. Ou seja, cede completamente ao "cinemão"."

Mas é essa a grande sacada do filme. O cara passa o filme inteiro tentando adaptar um livro "inadaptável" enquanto seu irmão aprende a escrever roteiros cheios de clichês...

Exatamente quando ele pede ajuda ao irmão "fútil", o próprio filme começa a cair em todos aqueles clichês.

Metalinguagem pura!

Em suma, o filme se torna um "trilher policial bem safado" de propósito.

Escrito por: Ricardo | Terça, 31 Janeiro 2006

The comments are closed.