Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

Terça, 04 Agosto 2009

Na trilha do velho rio - 3

Quinta-feira, 4 de agosto de 1999

Nada de São Francisco hoje. Fomos à Cachoeira do Cerradão, num afluente chamado Santo Antônio. Fora do parque.

Foi uma boa caminhada. É possível avistá-la de longe. Imensa. Prosseguimos e a alcançamos. Mais de 200 metros de altura, em três etapas. A trilha até a base é repleta de mato e muitas, muitas pedras. Não foi uma caminhada fácil, mas exigiu bem mais agilidade que fôlego.

A Cerradão é imensa. Subimos até a base da queda principal, passando pelas duas primeiras, bem menores. Muitas andorinhas ficam voando no meio dela, dando rasantes com suas asas brilhantes e azuis. O Rio Santo Antônio, após a queda, corre por um imenso vale de fazendas até chegar ao São Francisco – encontro que não é possível ver da Cerradão.

A base da cachoeira é cheia de pedras, que formam um leito bonito. A água é extremamente gelada. Gustavo é bem mais animado que eu para essas coisas. Entrou sem desenvoltura (ou melhor, com alguma, embora pequena) em todas as lagoas na base da cachoeira. Eu entrei apenas uma vez, "forçado" a tentar resgatar o Armani que estupidamente esqueci de trocar pelos óculos de supermercado e deixei cair de uma pedra, num vão que não consegui alcançar nem com os pés. Busca em vão. Ah! Ah! Ah!

Depois de explorar bem a base da queda, refizemos a trilha de volta e fomos de carro até uma fazenda da região. Me lembrou um pouco da infância, quando ia visitar a fazenda do vizinho ou alguma outra de um amigo qualquer de meu pai. Me integrei bastante com a família que morava lá. Gente simples e pobre, que vive da roça sem energia elétrica e dorme às 20 horas.

A mulher de Zé Mário trabalhava no corte de um porco, cujas partes eram despejadas num tonel em gordura fervente. Depois, seriam embebidas na manteiga, para que não se estragassem. Vida no campo sem geladeira...

Zé Mário era uma figura como há muito não via, principalmente neste meus tempos de São Paulo. Um caipira mesmo, que fala "arribar pra cima é o único jeito, não tem jeito de arribar pra baixo". Parecia os caipiras de Goiás.

Conversei bastante com ele, com meu goianês. Falamos até sobre pequi, que não faz muito o gosto da família. "A trabalheira não compensa", explicou a filha dele, uma menina de uns 20 anos ou menos, cujas roupas estavam cheias de furos.

Tivemos um farto almoço caipira, com direito a uma dose de pinga para abrir o apetite, tomamos o carro até outra fazenda, para ver a Cerradão do alto. Cena impressionante. A poucos metros da casa da fazenda, corre um pequeno riacho, cujo leito seguimos. De repente, surge um precipício gigantesco, de onde as águas do riacho despencam formando a imensa queda-d'água. Tudo isso bem próximo da casa. Parece coisa de história infantil ou desenho animado.

Do alto, chegamos bem perto da beirada do precipício. Pedi a Toninho que segurasse meu colete nas costas, para que eu pudesse chegar ainda mais próximo e fotografar.

É fantástico ver do alto – mais de 200 metros! – o imenso vale à frente e o leito pedroso do rio seguindo rumo ao horizonte até se perder numa fenda entre os montes – sem contar a vista de todo o percurso que fizemos caminhando até a base.

PS: Duas sobre Gustavo: 1. Ele me disse que fotografasse, na fazenda no alto da Cerradão, as vacas que estavam num pequeno curral. Eram bezerros... 2. Entreguei meu boné a ele e disse: "Use." Ele tentou colocá-lo na cabeça e me devolveu: "Não serve." Gustavo está sempre entrevistando gente como o ministro da Economia e até o presidente da República, mas não sabe que existe um regulador de tamanho num boné...

16:35 Escrito por fiume em Aventura, Fotografia, Viagem | Permalink | Comentários (0) | Tags: aventura, fotografia, viagem | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Segunda, 03 Agosto 2009

Na trilha do velho rio - 2

Terça-feira, 3 de agosto de 1999

Entramos hoje no parque da Canastra. Logo chegamos à nascente do rio. É apenas um filete de água. Na verdade, há vários filetes que dão início ao rio. Estivemos em apenas um deles.

Seguimos depois até a Casta D'Anta, a primeira queda-d'água no rio. É maravilhosa. É preciso andar bastante, subindo e descendo, para chegar até ela – partimos do alto. Eu e Gustavo bancamos breathless trekkers.

22850026 trabalhada.jpg

A queda é espetacular. Tem 186 metros ininterruptos, que desaguam numa pequena lagoa. Uma visão paradisíaca. Saint-Hilaire deve ter pirado quando a descobriu, no século passado. A água, contudo, é geladíssima. Não consegui entrar. Pus apenas as pernas na água e simplesmente parei de senti-las, enquanto tentava criar coragem para prosseguir. Desisti...

Não havia sol – estava escondido atrás do morro. Isso dificultou um pouco as fotos. O contraste entre sombra e luz era muito grande. Esperemos para ver como ficaram.

Após a queda, o rio segue por entre pedras, formando um leito bonito e colorido. A água é sempre cristalina e bem fresca, excelente para aplacar a sede. Voltamos pela mesma trilha. Tudo bem descer. Subir foi bem mais difícil... E o sol das 13h30 não "ajudava" muito. Uma caminhada que deveria ter durado 1 hora custou mais ou menos 1h30.

Já de volta ao alto, apareceram os primeiros animais do parque. Havia um gavião, que teimava sempre em voar quando me aproximava para fotografá-lo. Também um pato mergulhador, que, segundo Antônio, nosso guia, está em extinção. Estava muito longe, porém. Não pudemos vê-lo direito.

Em cima, antes da cachoeira, há no rio uma piscina natural muito bonita, que retém a água até a primeira queda, ainda pequena, e onde nadamos, depois. Em seguida, há outra piscina, bem maior, que antecede a grande queda. Belíssima!

Da beira da queda é possível ver todo o vale entre a Serra da Canastra e sua vizinha. Vê-se ainda parte da Casca D'Anta e da piscina em sua base e todo o leito que se segue. Vê-se também todo o percurso que fizemos até embaixo e a volta.

Na estrada de terra rumo a outra cachoeira, cujo nome não me lembro, avistamos um lobo-guará. Solitário e belo. Suas pernas altas lhe dão um porte elegante. Já havia visto guarás em zoológicos, mas vê-lo ali solto, num imenso descampado, foi espantosamente tocante. Tentamos nos aproximar, caminhando no capim seco, mas ele sentiu nossa presença e fugiu.

No caminho até o carro, Toninho Lacraia, como o guia é conhecido, apontou bem longe um tamanduá-bandeira. Decidimos ir até ele. Demos uma volta, um meio círculo, para que fôssemos na mesma direção que ele. Nos aproximamos, mas ele nos notou e começou seguir na direção oposta. Eu disse ao guia que, como já havia garantido uma foto com a objetiva, poderíamos correr na direção do animal para tentar outra de perto. Foi o que fizemos. Corri como um louco até o bicho, que passou a fugir em disparada. Cheguei bem perto dele, uns 5 ou 6 metros, correndo a seu lado. Parei e tirei a foto. O guia ficava gritando que não me aproximasse mais, pois ele poderia me atacar. Será?

O carro havia ficado muito para trás. Dava para vê-lo, pequenino, ao longe. Mais caminhada...

Fomos até a outra cachoeira e corremos (de carro) para ver o pôr-do-sol. Formava-se uma cor um pouco lilás em cima do imenso descampado montanhoso. Deslumbrante, como diria a Hilda...

Domingo, 02 Agosto 2009

Na trilha do velho rio

Segunda-feira, 2 de agosto de 1999

Chegamos ao velho rio. Foram mais ou menos 550 quilômetros de São Paulo até a Serra da Canastra. Viagem tranqüila. Já perto do povoado, havia uma ponte sobre o São Francisco. Paramos o carro ao lado da placa, toda velha e empoeirada, e procuramos uma forma de chegar a ele.

22850011 trabalhada.jpg

Fiz uma prece ao tocar as águas. Atitude estranha. Não sei bem por que fiz. Por impulso, talvez. Não me lembro da última vez que fiz uma prece. É tão estranho. Não faz parte do meu mundo. Talvez tenha sido na infância. Provavelmente foi.

Pedi trégua ao rio. Toquei as águas com as mãos, lavei com elas meu rosto empoeirado e pedi trégua. Na margem do rio, disse a Gustavo que fizesse um pedido. Ele pediu que cheguemos à foz. Assim também desejo.
Hoje, conheci o rio. Amanhã, vou nascer com ele. A partir de agora, serei um rio por alguns dias.

Sábado, 01 Agosto 2009

O Clube do Filme

9788598078434-100x100.jpgÉ menos cinema e mais a relação entre pai e filho. Isso não é demérito, diga-se. A decisão do pai, um crítico de cinema, sobre o adolescente que odeia a escola é corajosa e de consequências imprevisíveis —o garoto pode deixar de estudar, mas terá de assistir a três filmes por semana com o pai; o tal “clube” do título. Às vezes, os desencontros do filho são meio tolos, embora naturais —afinal, adolescente não tem nada na cabeça mesmo. Isso me impacientou um pouco, mas não tirou o prazer da leitura.

22:27 Escrito por fiume em Literatura, Livros | Permalink | Comentários (0) | Tags: livros | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Terça, 21 Julho 2009

Dia de folga

Boston Terrier [Rua Original com Filinto de Almeida]

Banco [Praça Rafael Sapienza]

Stuzzi [Paulistânia com Agisse]

23:52 Escrito por fiume em Cotidiano, Fotografia, Vila Madalena | Permalink | Comentários (2) | Tags: fotografia, cotidiano, vila madalena | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Segunda, 20 Julho 2009

NYC

Metrô
[clique na imagem para ver mais fotos]

20:23 Escrito por fiume em Fotografia, Viagem | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, viagem | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quarta, 17 Junho 2009

Cabul

Outono em Cabul, exposição de fotos de Adriana Carranca, repórter do Estadão (CineSesc, rua Augusta, 2.075, São Paulo)

14:37 Escrito por fiume em Amigos, Fotografia | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, amigos | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Domingo, 31 Maio 2009

Darwin is free

Central Park, NY

19:18 Escrito por fiume em Fotografia, Viagem | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, viagem | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Segunda, 18 Maio 2009

Em promoção

Century 21, Nova York

02:39 Escrito por fiume em Fotografia, Viagem | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, viagem | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quinta, 02 Abril 2009

A origem da lei

22:22 Escrito por fiume em Vídeo | Permalink | Comentários (0) | Tags: lei de gerson | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Segunda, 23 Março 2009

Radiohead

Chácara do Jockey, ontem

17:24 Escrito por fiume em Fotografia, Música | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, música | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quinta, 05 Março 2009

Pra mim também

Rua Cristóvão de Burgos, Vila Madalena

23:45 Escrito por fiume em Cotidiano, Fotografia, Religião, Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, cotidiano, vila madalena, religião | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Terça, 03 Março 2009

Acarajé

Bar Iemanjá, Vila Madalena

Tem vatapá, caruru e camarão (que não era seco, como o acompanhamento na Bahia). Mas faltou a salada (é tipo um vinagrete). E o bolinho é mais suave do que um acajaré baiano. A casa, na verdade, é um bar paulistano temático —no caso, o tema é a rainha do mar. O painel de Iemanjá é muito bonito. Mas o acarajé é mesmo para quem acha o sabor do original muito acentuado.

01:50 Escrito por fiume em Comida, Fotografia, Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: vila madalena, comida, fotografia | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Terça, 24 Fevereiro 2009

De Partida

De Partida, curta-metragem dos amigos Paulo Paiva, Yuri V. Santos, Cassia Queiroz e Pedro Novaes

23:37 Escrito por fiume em Amigos, Filme | Permalink | Comentários (0) | Tags: amigos, filme | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quarta, 18 Fevereiro 2009

Um ano e um dia atrás

Cruzamento em Varanasi, Índia, domingo ao anoitecer

21:17 Escrito por fiume em Viagem | Permalink | Comentários (0) | Tags: vídeo, viagem, Índia | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Terça, 17 Fevereiro 2009

Terça de folga

Brahma Black, Genial, Vila Madalena

23:55 Escrito por fiume em Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: vila madalena | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quarta, 11 Fevereiro 2009

Metrô

................

Metrô de São Paulo; fotos tiradas com um Nokia 6265

00:44 Escrito por fiume em Cotidiano, Fotografia | Permalink | Comentários (1) | Tags: fotografia, cotidiano | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Terça, 03 Fevereiro 2009

Solzinho bom — 2

Vila Madalena, hoje, 12h51 (horário de verão)

16:32 Escrito por fiume em Cotidiano, Fotografia, Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, cotidiano, vila madalena | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Domingo, 01 Fevereiro 2009

Praça

Praça do Pôr-do-Sol, no Alto de Pinheiros, hoje

21:32 Escrito por fiume em Fotografia | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, cotidiano | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Sábado, 31 Janeiro 2009

Caranguejo

Crab, rua Wisard, Vila Madalena

23:45 Escrito por fiume em Comida, Fotografia, Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, vila madalena, comida | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quinta, 22 Janeiro 2009

Economia

Rua Agissê, Vila Madalena, São Paulo

23:00 Escrito por fiume em Fotografia, Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, cotidiano, vila madalena | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Segunda, 12 Janeiro 2009

Lua cheia

Anoitecer no bairro do Sumaré, visto a partir da Vila Madalena, no sábado

04:21 Escrito por fiume em Fotografia, Vila Madalena | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, vila madalena | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quinta, 08 Janeiro 2009

Quase noite

Praia de Juquehy, no litoral norte de São Paulo, no sábado passado

Mais algumas fotos

03:15 Escrito por fiume em Fotografia | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Terça, 30 Dezembro 2008

Cora

Livraria da Vila, shopping Cidade Jardim, em São Paulo

Todas as Vidas

Vive dentro de mim uma cabocla velha de mau-olhado, acocorada ao pé do borralho, olhando para o fogo. Benze quebranto. Bota feitiço... Ogum. Orixá. Macumba, terreiro. Ogã, pai-de-santo... Vive dentro de mim a lavadeira do Rio Vermelho. Seu cheiro gostoso d'água e sabão. Rodilha de pano. Trouxa de roupa, pedra de anil. Sua coroa verde de São-caetano. Vive dentro de mim a mulher cozinheira. Pimenta e cebola. Quitute bem feito. Panela de barro. Taipa de lenha. Cozinha antiga toda pretinha. Bem cacheada de picumã. Pedra pontuda. Cumbuco de coco. Pisando alho-sal. Vive dentro de mim a mulher do povo. Bem proletária. Bem linguaruda, desabusada, sem preconceitos, de casca-grossa, de chinelinha, e filharada. Vive dentro de mim a mulher roceira. -Enxerto de terra, Trabalhadeira. Madrugadeira. Analfabeta. De pé no chão. Bem parideira. Bem criadeira. Seus doze filhos, Seus vinte netos. Vive dentro de mim a mulher da vida. Minha irmãzinha... tão desprezada, tão murmurada... Fingindo ser alegre seu triste fado. Todas as vidas dentro de mim: Na minha vida - a vida mera das obscuras!

18:11 Escrito por fiume em Fotografia, Literatura, Livros | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, literatura, livros | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Domingo, 21 Dezembro 2008

Madonna

Madonna blog.jpg
Morumbi, 20dez8

18:47 Escrito por fiume em Fotografia, Música | Permalink | Comentários (0) | Tags: música, fotografia | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Sábado, 20 Dezembro 2008

Madonna

18122008043 trabalhada copia 2.jpg
Morumbi, 18dez8

02:25 Escrito por fiume em Música | Permalink | Comentários (0) | Tags: música | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quarta, 12 Novembro 2008

Google Flu Trends

É uma idéia bem legal. Do NYT:

Google Uses Searches to Track Flu’s Spread

SAN FRANCISCO — There is a new common symptom of the flu, in addition to the usual aches, coughs, fevers and sore throats. Turns out a lot of ailing Americans enter phrases like “flu symptoms” into Google and other search engines before they call their doctors.

That simple act, multiplied across millions of keyboards in homes around the country, has given rise to a new early warning system for fast-spreading flu outbreaks, called Google Flu Trends.

Tests of the new Web tool from Google.org, the company’s philanthropic unit, suggest that it may be able to detect regional outbreaks of the flu a week to 10 days before they are reported by the Centers for Disease Control and Prevention.

Para ver o texto completo, clique aqui.

18:57 Escrito por fiume em Ciência, Sites, Tecnologia, Web | Permalink | Comentários (0) | Tags: ciência, sites, tecnologia, saúde, web | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Segunda, 10 Novembro 2008

Top news photographs

A revista Vanity Fair pôs em seu site uma lista do que seus editores consideram as 25 melhores fotografias noticiosas de todos os tempos. É uma lista, o que, naturalmente, a torna imperfeita.

Muitas delas você já terá visto, com certeza, pois realmente estão entre as melhores. É possível votar na sua preferida.

Escolhi uma para ilustrar o post, mas não significa que seja de fato a minha preferida —posso mudar de idéia amanhã...

South Vietnamese forces and terrified children, flee an accidental napalm drop on friendly territory, June 8, 1972. Nick Ut/AP Photo

Clique aqui para ver a lista completa.

23:46 Escrito por fiume em Fotografia, Jornalismo | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, jornalismo | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Quarta, 01 Outubro 2008

DPReview.com

dpreview 1.JPGSe você está pensando em comprar uma câmera fotográfica, vai aqui um site bem completinho para fazer pesquisas sobre recursos, especificações, etc — em inglês. Chama-se Digital Photography Review. Como disse, ele é bem completo, ou seja, você pode se perder um pouco entre câmeras, acessórios, softwares… Tente o dispositivo de busca, se você sabe exatamente qual máquina quer. Ou o Câmera Database, para procurar pela marca. Um recurso bem útil mesmo é o Buying Guide, no qual você pode mostrar as especificações que quer —ele mostra quais câmeras as têm— ou fazer uma comparação side-by-side com alguns modelos.

16:10 Escrito por fiume em Fotografia, Tecnologia | Permalink | Comentários (0) | Tags: fotografia, sites, internet | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir

Sexta, 05 Setembro 2008

Madonna em SP

TROCO:

• ingressos ARQUIBANCADA VERMELHA
  • ingressos ARQUIBANCADA AZUL, todos para o dia 18/12 (quinta-feira)

POR:

• ingressos ARQUIBANCADA AZUL ou VERMELHA, para os dias 20/12 (sábado) ou 21/12 (domingo)

Se tiver interesse, deixe uma mensagem nos comentários com seu e-mail.

14:50 Escrito por fiume em Música | Permalink | Comentários (1) | Tags: música | |  del.icio.us | | Digg! Digg |  Facebook | |  Imprimir